Tem dificuldade para dormir? Conheça 6 chás que ajudam a relaxar e podem melhorar o sono
Passar noites sem dormir pode impactar negativamente o humor, a disposição e até a saúde. No entanto, alguns hábitos podem contribuir para aliviar o problema — como beber um chá calmante, que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.
De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia, condição que muitas vezes está associada a problemas como doenças cardíacas, depressão e obesidade.
Embora o uso de medicamentos seja uma opção em alguns casos de ansiedade ou depressão, o tratamento da insônia geralmente se concentra em técnicas como higiene do sono, terapias, relaxamento e controle de estímulos que mantêm o estado de alerta, além de tratar condições de saúde subjacentes, se houver.
Nesse contexto, os chás podem ser aliados importantes graças às suas propriedades terapêuticas. Enquanto algumas bebidas devem ser evitadas, como café e chás ricos em cafeína, outras são poderosas para auxiliar em noites mais tranquilas.
Além de limitar o consumo de café e chás ricos em cafeína (como o preto, verde e branco) após as 14h, a ingestão de infusões de ervas calmantes pode ajudar a adormecer e a ter uma noite de sono mais reparadora.
Confira 6 chás que podem melhorar seu sono:
1. Chá de camomila
A camomila é uma erva leve, rica em apigenina, um flavonoide com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas e antivirais. Seus nutrientes promovem um efeito calmante, ajudando a desacelerar o ritmo do dia a dia.
Como preparar: Coloque água fervente sobre a erva, cubra e deixe em infusão por cerca de 7 a 8 minutos. Coe e beba em seguida. Além das flores secas, a camomila pode ser encontrada em saquinhos de chá prontos ou em óleos essenciais.
2. Chá de erva-cidreira
Também conhecida como Melissa officinalis, a erva-cidreira pertence à família da hortelã e tem um aroma suave e levemente cítrico. É utilizada para aliviar sintomas de ansiedade, insônia e melhorar o humor, além de ser eficaz contra gastrite, inchaço abdominal e dores de cabeça.
Como preparar: Adicione água quente a uma colher de sopa da erva (ou use o saquinho pronto) e deixe em infusão por cerca de 10 minutos.
3. Chá de passiflora
Estudos sugerem que a passiflora aumenta os níveis de GABA, um aminoácido que reduz a atividade do sistema nervoso central, promovendo relaxamento e melhorando o humor e o sono, além de aliviar a ansiedade.
Como preparar: Prepare o chá com 3 a 5 gramas de folhas secas em 250 ml de água. Uma xícara dessa bebida pode ser tomada antes de dormir.
4. Chá de valeriana
A valeriana contém compostos como o ácido valerênico e antioxidantes que possuem efeitos sedativos. Essa raiz é eficaz no alívio da insônia, agitação e estresse. Ela também auxilia em crises de cólicas menstruais e sintomas da menopausa.
Como preparar: Ferva a água, adicione uma colher da raiz de valeriana e deixe descansar por alguns minutos antes de beber.
5. Chá de lavanda
Conhecida por suas propriedades calmantes, a lavanda também ajuda a aliviar dores de cabeça, estresse e melhorar a cicatrização de lesões na pele. Além de ser utilizada em chás, óleos essenciais de lavanda podem ser aplicados para massagear a testa ou as mãos.
Como preparar: Use uma colher de lavanda para cada 250 ml de água quente e deixe em infusão.
6. Chá verde descafeinado
Atenção: deve-se usar a versão descafeinada! O chá verde é conhecido por seu potencial energizante, mas na versão sem cafeína, contém L-teanina, uma substância que promove relaxamento e melhora a qualidade do sono.
Como preparar: Coloque um sachê de chá verde descafeinado em uma xícara com 250 ml de água quente e deixe em infusão por 2 a 3 minutos.
Fontes: Adriana Stavro, nutricionista especialista em doenças crônicas, e Ivan Lima, nutricionista clínico e esportivo, com pós-graduação na UFRJ.